top of page

CASE: Agência Conceito Premium da Unicred Vale Europeu, a flagship do Sistema em Blumenau.

Espaços diferenciados como Coworking e Cafeteria Gourmet, aliados à muita inovação e tecnologia, trazem um novo conceito de Agência Premium para as Cooperativas de Crédito.

Agência Conceito Premium da Unicred Vale Europeu em Blumenau

A crise e a concorrência estimularam a Unicred a buscar a modernização das agências para melhor atender seus cooperados e demonstrar todo o diferencial que possui para conquistar mais espaço no mercado e cativar as novas gerações.

O DEGRAU – Estratégia em Arquitetura esteve presente desde o ponto de partida para o novo conceito, inicialmente chamado de “Agência do Futuro”, em março de 2017, num Workshop realizado pela Central SC/PR em Florianópolis e que reuniu gestores da Central e suas Cooperativas, além de publicitários e arquitetos, numa equipe multidisciplinar que pensasse no novo modelo em inovação, o qual evoluiria para a “Agência Conceito Premium”. O objetivo era um espaço multifuncional, planejado para diversas atividades que vão muito além da consultoria financeira. Deveria ser moderna e tecnológica, que oferecesse dinamismo, personalização, conforto e segurança, com uma experiência de uso mais próxima e humanizada, estando atenta a todos os detalhes e tendências mundiais.

A UNICRED

A Unicred Vale Europeu foi fundada em 05 de maio de 1993 e conta atualmente com 9 mil cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas, nas suas onze agências nas cidades de Blumenau e região.

Ela faz parte da Unicred Central SC/PR e conta com mais de 65 mil cooperados, 6 cooperativas singulares, 63 unidades de negócios e mais de 3 bilhões em recursos totais, sendo uma das quatro confederadas da Unicred do Brasil.

Além de tudo que um banco tradicional oferece, o associado da Unicred ainda conta com diversos benefícios, tais como menores juros em empréstimos e participação nas sobras (lucro anual) – que teve seu recorde em 2017 com 10,5 milhões de reais distribuídos entre os cooperados da Unicred Vale Europeu.

NOSSA JORNADA

Nossa relação com a Unicred Vale Europeu iniciou em 2012, quando ainda se chamava Unicred Blumenau, para desenvolvermos o projeto de uma agência de 235m² em Brusque. De lá para cá já foram mais de 3.800m² em 11 projetos de agências e da sede. Todo nosso expertise e relacionamento culminou na cocriação da flagship do Sistema em Blumenau.

É importante ressaltar a Unicred como uma Instituição Financeira Cooperativa Premium, com cooperados PF e PJ de movimentação média elevada e que têm uma relação fortemente construída no contato do cooperado com a sua agência. Um público exigente e diferenciado por natureza e, consequentemente, alvo de fortes concorrentes no mercado de serviços financeiros em alta renda.

Já estávamos em conversas avançadas sobre a escolha do local da nova agência e seu potencial para a transformarmos no marco de evolução das agências de relacionamento, quando tivemos que aguardar um pouco o avanço do conceito na Unicred para inserirmos nossas contribuições nos desejos da Cooperativa e Central para moldarmos um novo conceito real para a Agência Premium.

Como já estávamos muito adiantados no desenvolvimento, por termos participado do início do conceito em 2017, pelo próprio espírito vanguardista do DEGRAU e por estarmos sempre atentos às tendências mercadológicas e inovações, a retomada e avanço do projeto se deu de forma assertiva e rápida. Evidentemente, na implantação tivemos contratempos normais de quem sempre inova e traz o ineditismo ao mercado, mas o resultado demonstra que os pioneiros enfrentam as maiores dificuldades buscando sempre os melhores resultados.

O PROJETO

Fachada da Agência Premium da Unicred em Blumenau

A construção original é de 1990, desenvolvida pelo arquiteto André Siebert e Construtora Stein para o BIC Banco. Uma edificação imponente numa importante esquina de Blumenau. O respeito pelo projeto original e sua arquitetura marcante nos posicionou facilmente em trabalhar com o Retrofit para modernizá-la e adaptar seu acesso para todos, uma vez que a arquitetura do futuro é pensada para todos e focada no ser humano. A experiência do usuário foi pensada tanto para cooperados quanto visitantes, colaboradores ou apenas pedestres transitando na frente da agência.

 

“Parabenizo-os pelo projeto de adaptação do prédio, é uma alegria (e um alívio) ver que está em boas mãos”.

– arquiteto André Siebert

 

Como resultado, trabalhamos os mais de 1.000m² para atender não só as necessidades funcionais de uma agência, mas também criar um ótimo ambiente para os colaboradores estenderem suas competências desenvolvidas e atenderem os cooperados confortavelmente. Personas foram identificadas e seus percursos e experiências foram desenhadas para criar o layout perfeito, para que o tempo, os visuais e o relacionamento com a Unicred fossem elevados à potência máxima.

Uma série de espaços diferenciados e ambientações exclusivas foram desenvolvidos para aclimatizar as pessoas de forma a estarem o mais tranquilas possível a fim de tomarem ótimas decisões e potencializarem seus negócios. Cada lugar foi desenvolvido com atenção e dedicação aos detalhes; da iluminação e vegetação até os materiais e acústica.

CAIXAS EXCLUSIVOS PARA COOPERADOS

Nem todos que utilizam a agência são cooperados, e entendendo que os verdadeiros donos são seus cooperados, espaços dedicados são imprescindíveis para demonstrar o apreço que a Cooperativa tem com quem a constrói.

TECNOLOGIAS APLICADAS

Inovações tecnológicas não são aplicadas sem propósito. Cada item, como porta com reconhecimento facial, wifi, carregadores de celular, tablets, etc., é inserido visando sempre a comodidade, o bem-estar e a segurança dos cooperados.

ESTARES VIP

Para cada perfil de cooperado há um espaço dedicado ao seu conforto e sossego. Os ambientes de estar unem comodidade, informação e entretenimento para que a sua agência seja sua casa.

CAFETERIA GOURMET

O perfume inebriante de um bom café faz comprovadamente bem, como atesta uma pesquisa do Instituto D´Or no Rio de Janeiro. “O café ativa regiões importantes no cérebro de recompensa, de gratificação, então você sente muito mais prazer”, diz a pesquisadora Sílvia Soigman. Portanto, a Cafeteira Gourmet vai além e se torna um ambiente perfeito para conversas criativas e fechar negócios.

COWORKING

Um espaço inovador para uso dos cooperados. Coworking é uma nova forma de pensar o trabalho, reunindo pessoas a fim de trabalhar em espaços colaborativos num ambiente que promova o networking. Este conceito se espalhou pelo mundo de forma irreversível, e em 10 anos o número de coworking spaces no mundo tem crescido exponencialmente.

UNICRED EXPERIENCE
Unicred Experience na Agência Premium em Blumenau

Este é o maior diferencial do novo conceito nesta agência. Este espaço é o local perfeito para eventos, palestras, exposições, engajamento e ativação de marcas parceiras, ou simplesmente apresentar novos produtos e serviços da Unicred para seus cooperados e convidados. Desenvolvido para estreitar os relacionamentos com a comunidade e espalhar o espírito cooperativista na região.

O RESULTADO

É preciso conhecer como funciona uma Cooperativa de Crédito, que tem princípios diferentes de um banco mesmo sendo também uma instituição financeira. Nossa experiência de mais de 10 anos com cooperativas de crédito, e nossa aplicação dos conceitos desenvolvidos no Branding para os espaços físicos, nos credenciava e empolgava ainda mais para entregarmos nosso melhor, de coração e alma, neste projeto. O desejo da Unicred de inovar e transformar suas agências em espaços de interação, onde seus cooperados possam viver experiências premium em diversos aspectos, explorando ainda mais as vantagens de um atendimento personalizado, deveria ser concretizado em alto estilo.

 

“A nova agência Conceito Premium é a agência mais bonita do Sistema Unicred e entre todas as cooperativas no Brasil”.

– Remaclo Fischer Junior

Presidente da Unicred Central SC/PR

 

Ao final da inauguração da Agência Premium em Blumenau os jornalistas convidados ficaram muito à vontade no espaço de coworking para adiantarem os materiais e descansarem. Também ficaram surpresos de como as imagens do Projeto ficaram idênticas aos espaços finalizados em que estavam.

O resultado não poderia ser diferente, já estamos em avançados estágios de desenvolvimento de outras Agências Premium, tanto para Unicred Vale Europeu quanto a Unicred Sul Catarinense, que atende Criciúma e região. Somos parceiros e entusiastas da inovação, da Unicred e de Cooperativas de Crédito de modo geral, pois alinhamos nossos valores com o espírito cooperativista e acreditamos piamente que é por meio da colaboração, cocriação e trabalho duro que os resultados fortalecem as comunidades envolvidas.

 

“O DEGRAU – Estratégia em Arquitetura superou minhas expectativas, com uma agência moderna, sem ostentação e com muito bom gosto”.

– Wálmore Pereira de Siqueira Júnior

Presidente da Unicred Vale Europeu

 

Estamos focados nos seres humanos e visamos o desenvolvimento de instituições verdadeiramente comprometidas com o crescimento das pessoas.

Não deixe de conversar com quem compreende o mercado, o meio e está sempre aberto a ouvir, a aprender e a apostar na inovação.

 

Algumas notícias da inauguração da Agência Conceito Premium da Unicred Vale Europeu em Blumenau:

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page